7 chás para secar a barriga (e como preparar)
Você sabia que existem chás que podem te ajudar a perder aquela gordurinha indesejada na barriga? Sim, é verdade! Alguns chás possuem propriedades que aceleram o metabolismo, reduzem a retenção de líquidos, controlam o apetite e facilitam a digestão, contribuindo para o emagrecimento e a diminuição da circunferência abdominal. Neste artigo, você vai conhecer 7 chás para secar a barriga (e como preparar) de forma simples e natural. Acompanhe!
Como os chás podem ajudar a secar a barriga?
A barriga é uma das áreas do corpo que mais incomoda as pessoas que querem emagrecer e ter uma silhueta mais definida. Isso porque a gordura abdominal não é apenas uma questão estética, mas também de saúde, já que está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e outras complicações.
Existem vários fatores que podem contribuir para o acúmulo de gordura na barriga, como a genética, o sedentarismo, o estresse, a má alimentação, o consumo excessivo de álcool e o desequilíbrio hormonal2. Por isso, para secar a barriga, é preciso adotar hábitos saudáveis que envolvem uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, o controle do estresse e o acompanhamento médico.
Nesse sentido, os chás podem ser grandes aliados, pois além de hidratar o organismo, possuem substâncias que atuam de diferentes formas para favorecer a perda de peso e a redução da gordura abdominal. Alguns dos benefícios dos chás para secar a barriga são:
- Aumentam o gasto calórico: alguns chás, como o verde, o preto e o de gengibre, possuem compostos termogênicos, que elevam a temperatura corporal e estimulam a queima de gordura.
- Diminuem a retenção de líquidos: alguns chás, como o de hibisco, o de cavalinha e o de dente-de-leão, possuem efeito diurético, que favorece a eliminação do excesso de água e de toxinas do organismo, desinchando a barriga.
- Controlam o apetite: alguns chás, como o de camomila, o de erva-doce e o de feno-grego, possuem efeito calmante, que reduz a ansiedade e a vontade de comer doces e alimentos calóricos.
- Facilitam a digestão: alguns chás, como o de hortelã, o de erva-cidreira e o de carqueja, possuem efeito digestivo, que melhora o funcionamento do intestino e previne a prisão de ventre, o inchaço e a formação de gases.
Quais são os melhores chás para secar a barriga (e como preparar)?
Agora que você já sabe como os chás podem ajudar a secar a barriga, confira a seguir 7 receitas de chás que você pode fazer em casa e incluir na sua rotina para potencializar os seus resultados.
1. Chá de gengibre com abacaxi
O chá de gengibre com abacaxi é uma ótima opção para quem quer secar a barriga, pois combina as propriedades termogênicas do gengibre, que acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias, com as propriedades diuréticas e digestivas do abacaxi, que elimina o excesso de líquidos e ajuda a quebrar as moléculas de gordura.
Para preparar este chá, você vai precisar de:
- Casca de ½ abacaxi;
- Casca de 1 laranja;
- 1 colher de sopa de carqueja;
- 1 colher de sopa de gengibre em pó;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
- Em uma panela, coloque a água, a casca de abacaxi, a casca de laranja e o gengibre em pó e leve ao fogo para ferver por 5 a 10 minutos.
- Após ferver, desligue o fogo e acrescente a carqueja.
- Tampe a panela e deixe repousar por 5 minutos.
- Coe e beba ao longo do dia, entre as refeições.
2. Chá verde com amora
O chá verde com amora é outro chá que pode te ajudar a secar a barriga, pois além de ser termogênico, como já mencionado, também é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular. A amora, por sua vez, é uma fruta que contém fibras, vitaminas e minerais, que melhoram o trânsito intestinal, a saciedade e a imunidade.
Para preparar este chá, você vai precisar de:
- 1 colher de chá de folhas secas de amora;
- 1 colher de chá de folhas secas de chá verde;
- 150 ml de água fervente.
Modo de preparo:
- Em uma xícara, coloque as folhas secas de amora e de chá verde e adicione a água fervente.
- Tampe a xícara e deixe repousar por 10 minutos.
- Coe e beba antes das refeições principais, como almoço e jantar.
3. Chá de hibisco com canela
O chá de hibisco com canela é um dos mais famosos quando se trata de secar a barriga, pois além de ser diurético, como já explicado, também é capaz de reduzir a absorção de gordura e de carboidratos pelo organismo, evitando o acúmulo de calorias na região abdominal. A canela, por sua vez, também é termogênica e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a compulsão alimentar.
Para preparar este chá, você vai precisar de:
- 3 colheres de sopa de flores de hibisco seco;
- 1 pau de canela;
- ½ litro de água fervente.
Modo de preparo:
- Em uma jarra, coloque as flores de hibisco e o pau de canela e adicione a água fervente.
- Tampe a jarra e deixe repousar por 15 minutos.
- Coe e beba ao longo do dia, de preferência sem adoçar.
4. Chá mate com limão
O chá mate com limão é outro chá que pode te auxiliar a secar a barriga, pois além de ser termogênico, como já dito, também é rico em cafeína, que estimula o sistema nervoso central e aumenta a disposição e a energia. O limão, por sua vez, é uma fruta que possui ação alcalinizante, que equilibra o pH do sangue e facilita a eliminação de toxinas, além de ser fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.
Para preparar este chá, você vai precisar de:
- 1 colher de sopa de erva-mate;
- Suco de ½ limão;
- 200 ml de água fervente.
Modo de preparo:
- Em uma xícara, coloque a erva-mate e adicione a água fervente.
- Tampe a xícara e deixe repousar por 5 minutos.
- Coe e adicione o suco de limão.
- Beba em seguida, de preferência pela manhã.
5. Chá de feno-grego e alcachofra
O chá de feno-grego e alcachofra é um chá que pode te surpreender na hora de secar a barriga, pois além de ser calmante e digestivo, como já mencionado, também é capaz de estimular a produção de bile pelo fígado, que é uma substância que facilita a quebra e a eliminação de gorduras pelo organismo. Além disso, este chá também possui efeito anti-inflamatório, que ajuda a combater a gordura visceral, que é a mais perigosa para a saúde.
Para preparar este chá, você vai precisar de:
- 1 colher de chá de sementes de feno-grego;
- 1 colher de chá de folhas de alcachofra;
- 200 ml de água fervente.
Modo de preparo:
- Em uma xícara, coloque as sementes de feno-grego e as folhas de alcachofra e adicione a água fervente.
- Tampe a xícara e deixe repousar por 10 minutos.
- Coe e beba antes das refeições principais, como almoço e jantar.
6. Chá de cavalinha com limão e mel
O chá de cavalinha com limão e mel é um chá que pode te agradar pelo seu sabor e pelos seus benefícios para secar a barriga, pois além de ser diurético, como já explicado, também é rico em silício, que é um mineral que ajuda a melhorar a elasticidade e a firmeza da pele, prevenindo a flacidez e a celulite. O limão e o mel, por sua vez, também possuem propriedades alcalinizantes, antioxidantes e imunológicas, que contribuem para a saúde geral do organismo.
Para preparar este chá, você vai precisar de:
- 2 colheres de sopa de cavalinha seca;
- Suco de 1 limão;
- 1 colher de sopa de mel;
- 500 ml de água fervente.
Modo de preparo:
- Em uma jarra, coloque a cavalinha seca e adicione a água fervente.
- Tampe a jarra e deixe repousar por 10 minutos.
- Coe e adicione o suco de limão e o mel.
- Beba ao longo do dia, de preferência morno.
7. Chá de canela com gengibre e cravo
O chá de canela com gengibre e cravo é um chá que pode te aquecer e te ajudar a secar a barriga, pois além de ser termogênico, como já dito, também é capaz de melhorar a circulação sanguínea, o que favorece a oxigenação e a nutrição das células, além de prevenir a formação de varizes e tromboses. O cravo, por sua vez, também possui efeito anti-inflamatório, analgésico e antisséptico, que ajuda a aliviar as dores e as infecções.
Para preparar este chá, você vai precisar de:
- 1 pau de canela;
- 1 pedaço de gengibre;
- 3 cravos-da-índia;
- 300 ml de água.
Modo de preparo:
- Em uma panela, coloque a água, o pau de canela, o gengibre e os cravos-da-índia e leve ao fogo para ferver por 10 minutos.
- Após ferver, desligue o fogo e deixe repousar por 5 minutos.
- Coe e beba em seguida, de preferência sem adoçar.
Quais são as dúvidas comuns sobre os chás para secar a barriga?
Agora que você já conhece os melhores chás para secar a barriga (e como preparar), você pode ter algumas dúvidas sobre como consumi-los da forma correta e segura. Por isso, separamos algumas perguntas e respostas frequentes sobre o assunto. Confira!
- Qual é a quantidade ideal de chá para secar a barriga?
Não existe uma quantidade ideal de chá para secar a barriga, pois isso depende de vários fatores, como o tipo de chá, o seu organismo, a sua dieta e o seu estilo de vida. No entanto, de forma geral, recomenda-se consumir entre 3 e 5 xícaras de chá por dia, sempre respeitando o intervalo de pelo menos 2 horas entre as refeições e os chás, para não atrapalhar a absorção de nutrientes.
- Quais são os melhores horários para tomar os chás para secar a barriga?
Os melhores horários para tomar os chás para secar a barriga variam de acordo com o tipo de chá e o seu objetivo. Por exemplo, os chás termogênicos, como o verde, o preto, o de gengibre e o de canela, são mais indicados para serem consumidos pela manhã e à tarde, pois aumentam a energia e a disposição, mas podem causar insônia se tomados à noite. Já os chás diuréticos, como o de hibisco, o de cavalinha e o de dente-de-leão, são mais indicados para serem consumidos ao longo do dia, pois ajudam a eliminar o excesso de líquidos e a desinchar a barriga. Por fim, os chás calmantes, como o de camomila, o de erva-doce e o de feno-grego, são mais indicados para serem consumidos à noite, pois ajudam a relaxar e a dormir melhor.
- Quais são os cuidados que se deve ter ao tomar os chás para secar a barriga?
Os chás para secar a barriga são naturais e benéficos, mas também podem ter efeitos colaterais e contraindicações se consumidos em excesso ou de forma inadequada. Por isso, é importante ter alguns cuidados ao tomar os chás para secar a barriga, como:
- Não exceder a quantidade recomendada de chá por dia, pois isso pode causar desidratação, irritação gástrica, alteração da pressão arterial, taquicardia, insônia, entre outros problemas.
- Não substituir a água pelos chás, pois a água é essencial para o funcionamento do organismo e a hidratação adequada. O ideal é consumir pelo menos 2 litros de água por dia, além dos chás.
- Não adoçar os chás com açúcar, mel ou adoçantes artificiais, pois isso pode aumentar as calorias e prejudicar o efeito dos chás. Se necessário, prefira adoçar com stevia, xilitol ou eritritol, que são adoçantes naturais e de baixo índice glicêmico.
- Não tomar os chás em jejum, pois isso pode causar irritação no estômago e diminuir a absorção de nutrientes. O ideal é consumir os chás entre as refeições ou após as refeições, conforme o tipo de chá.
- Não tomar os chás se tiver alguma alergia, intolerância ou sensibilidade aos ingredientes dos chás. Nesse caso, procure um médico ou um nutricionista para orientá-lo sobre outras opções de chás ou de bebidas para secar a barriga.
- Não tomar os chás se estiver grávida, amamentando, tomando algum medicamento ou sofrendo de alguma doença crônica, como hipertensão, diabetes, gastrite, úlcera, problemas renais, hepáticos ou cardíacos. Nesse caso, consulte um médico ou um nutricionista antes de consumir os chás, pois eles podem interagir com os remédios ou agravar as condições de saúde.
Conclusão
Os chás para secar a barriga são bebidas que podem te ajudar a perder peso e a reduzir a gordura abdominal de forma natural e saudável, pois possuem propriedades que aceleram o metabolismo, reduzem a retenção de líquidos, controlam o apetite e facilitam a digestão. No entanto, é importante lembrar que os chás não fazem milagres, e que para secar a barriga de verdade, é preciso também adotar hábitos saudáveis que envolvem uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, o controle do estresse e o acompanhamento médico.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor para você, e que você possa aproveitar os benefícios dos chás para secar a barriga (e como preparar). Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e deixe a sua opinião e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
Postar um comentário
0 Comentários
Ao comentar procure ser educado e cordial, evite palavrões e seja sempre respeitoso(a) com todos.